domingo, 28 de fevereiro de 2010

DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA



É o acúmulo de água no meio intracelular(hiperhidratação celular), consequência de desequilibrio no controle do gradiente osmótico no nível da membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção, eliminação de água e eletrólotos celulares.
Com o desequilíbrio iônico entre sódio e potássio o sódio fica retido intracelularmente, provocando a rápida entrada de água na célula e a retenção de potássio extracelularmente.
No aspecto microscópico observa-se as células aumentadas de volume, o núcleo deslocado para a periferia, resultado do acúmulo de água. Já no aspecto macroscópico, observa-se, perda da elasticidade do tecido, um brilho característico, aumento no volume tecidual.
Suas possíveis causas se dá pela:
  1. hipóxia
  2. infecções bacterianas e virais
  3. hipertermia
  4. intoxicações endógenas e exógenas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lesão Celular Reversível e Irreversível



*Lesão Celular Reversível: Ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
*Lesão Celular Irreversível: Ocorre quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se mesmo depois de cessada a agressão, caminhando para morte celular, que pode ser por um ou dois possíveis mecânismos: necrose e apoptose.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ATEROSCLEROSE



A aterosclerose é uma doença crônica-degenerativa que leva à obstrução das artérias pelo acúmulo de lípides (principalmente colesterol) em suas paredes. A aterosclerose pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar à morte. Tem início nos primeiros anos de vida, mas sua manifestação clínica geralmente ocorre no adulto.
A aterosclerose é causada pelo acúmulo de lípides nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sangüínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas.
As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se.
Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como conseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.

DEGENERAÇÃO HIALINA


Degeneração hialina caracterizada como um acúmulo de proteínas no interior de células ou no meio extracelular. Este tipo de degeneração resulta da ação de substâncias irritantes com intensidade moderada. Caracteriza-se pela presença de massas translúcidas de formas arredondadas, com parte central de aparência calcificada.

ESTEATOSE OU DEGENERAÇÃO GORDUROSA...


É a deposição de gorduras neutras no citoplasma de células que normalmente não as armazenam. A lesão é comum no fígado, epitélio tubular renal e miocárdio, mas pode ser observada também nos músculos esqueléticos e pâncreas. Muitas são as agressões capazes de produzir esteatose. A lesão aparece todas as vezes que um agente interfere no metabolismo dos ácidos graxos da célula, aumentando sua síntese ou dificultando sua utilização, transporte ou excreção. A esteatose é causada por agentes tóxicos, hipóxia, alterações na dieta e distúrbios normais de origem genética.

Necrose Gangrenosa


Quando o tecido necrosado sofre modificações ao entrar em contato com agentes externos, pode ser o ar ou bactérias anaeróbias.Podem ser do tipo:
-Seca: O tecido necrosado sofre perda de água quando entra em contato com o ar.Ex: pacientes diabéticos (extremidades).
-Úmida: O tecido necrosado sofre um amolecimento quando entra em contato com bactérias anaeróbias.
-Bolhosa: O tecido necrosado ao entrar em contato com bactérias anaeróbias do grupo cistridium, formam bolhas que contém gases.

Necrose


Podemos definir como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo.É sempre patológico e habitualmente provoca inflamação no local afetado.Estas alterações podem ser inicialmente vistas ao microscópio eletrônico, posteriormente ao microscópio ótico e finalmente a olho nú

Amiloidose o que é isso!?


Doença rara, progressiva e geralmente incurável, na qual ocorre o acúmulo de uma protéina chamada amilóide, distribuida em vários tecidos do organismo, com características tintoriais ultra estruturais e quimicas próprias.Essa proteína é produzida na médula óssea em consequência de uma série de doenças, o que torna a amiloidose não uma doença em si,mas uma manifestação de outra doença.
Há três tipos de amiloidose a primária, secundária e genética, mas por enquanto vamos falar somente da primária.
É a mais comum, aonde a proteína amiloide é um fragmento da cadeia leve de imunoglobulinas(proteínas que fazem parte do sistema imunológico), que é produzida em excesso por células imunológicas, geralmente está associada a uma doença de médula óssea, o mieloma múltiplo.
O acúmulo de amilóide geralmente afeta o coração, rins, pulmões, pele, língua, nervos e intestino.

Sintomas e Sinais
-doença cardíaca e arritmia
-doença renal, incluindo insuficiência
-distúrbios gastrointestinais, como perfuração, sangramento e obstrução
-aumento do fígado(hepatomegalia)
-redução na função do baço
-insuficiência da adrenal e outras glândulas
neuropatia, levando a impotência
-síndrome do túnel de carpo
-alterações neurológicas, como espessamento, cor púrpura ao redor dos olhos
-aumento da língua, dificuldade respiratória e apnéia noturna
-doenças pulmonares
-inchaço nas articulações dos ombros
-facilidade de sangramento

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POR QUE ESCOLHEMOS ENFERMAGEM...


Escolhemos ENFERMAGEM, porque ser enfermeira é tudo que mais ambicionamos na vida, é uma maneira de estar, de se apresentar ao mundo de braços abertos.
Escolhemos os plantões, porque sabemos que o escuro da noite amedronta os enfermos;
Escolhemos estar presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento;
Escolhemos servir ao próximo, porque sabemos que todos nós precisaremos de ajuda;
Escolhemos o branco, porque queremos transmitir a paz; Escolhemos estudar métodos de trabalho, porque os livros são fontes de saber; Escolhemos ser ENFERMEIRAS e nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

ENFERMAGEM: A VIDA COMO PRIORIDADE!!!




ANA RELVA;
ANA MARIA;
ANDRÉA;
DÉBORAH;
SUELY.