terça-feira, 30 de março de 2010

ABSCESSO

ABSCESSO

O ABSCESSO É UM PROCESSO INFLAMATÓRIO AGUDO COM ACUMULAÇÃO DE PUS EM ALGUMA PARTE DO CORPO, SENDO INTERNO OU EXTERNAMENTE.
OS SINTOMAS MAIS COMUNS: FEBRE, IRRITAÇÃO, INFLAMAÇÃO E DOR.
AS CAUSAS MAIS COMUNS: INFECÇÕES PRODUZIDAS POR BACTÉRIAS, POR VÍRUS E POR FUNGOS, QUE SE INTRODUZEM NO ORGANISMO ATRAVÉZ DE UMA FERIDA OU POR MEIO DE CONTÁGIO DIRETO.
OS ABSCESSOS PODEM SE FORMAR EM QUALQUER PARTE DO CORPO, NA PELE, NO CÉREBRO, NAS GENGIVAS, NOS RINS E DENTRE OUTROS.


Calcificação Metastásica


É originada de uma hipercalcemia(muito calcio no sangue).Essa situação pode ser devido a remoção de cálcio dos ossos(comum em casos de cânceres e inflamações ósseas, imobilidade, hiperparatireóide) ou dieta excessivamente rica desse ion.
É a mais disseminada no organismo e decorre também:
.Absorção aumentada de calcio no tubo gastrintestinal por excesso de vitamina D;
.Sarcoidose(quando macrófagos ativam um precursor de vitamina D);
.Hipercalcemia idiopática do lactente;
.Mobilização excessiva de cálcio dos ossos por imobilização prolongada;.
.Osteólise(mieloma ou metástase óssea difusa) e doença de Paget;
.Hiperparatireoidismo primário ou secundário,(renal, nutricional ou síndrome paraneoplásica);
*Hiperpatireoidismo: produção anormal de paratohormônio(produzido na paratireóide).

INFLAMAÇÃO


Fenômeno fisiológico, vascular mediados principalmente pela histamina.A inflamação é constituída pelos seguintes sinais e sintomas:
.Calor, aumento da temperatura corporal no local
.Rubor, hiperemia
.Edema, inchaço
.Dor
.Perda da função

CRISÍASE(Deposição de sais de ouro)

Condição rara, causada pelo uso terapêutico parenteral prolongado de sais de ouro.(artrite reumatóide e após implantação de agulhas(acunpuntura).
Fragmentos densos e irregulares em forma de bastonetes, nos fagassomos de macrófagos.
Consequências
-lesão mecânica discreta e passageira
-reação alérgca
-linfadenomegalia
-contaminação/transmissão de agentes infecciosos

VITILIGO


.
É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo.Também é possível que haja despigmentação do cabelo.É frequente em 1% da população e, em 30% dos casos há recorrência familiar.O diagnóstico em doentes com patologias oculares é significantemente maior que na população em geral.Eventualmente, o vitiligo surge após traumas ou queimaduras solares.
A causa não está esclarecida, mas há três teorias para explicar a destruição dos melanócitos:
Teoria imunológica, teoria citotóxica e teoria neural.

Hemossiderina


Pigmento resultante da degradação da Hb e que contém ferro, representa uma das duas principais formas de armazenamento intracelular de ferro, a outra é a ferritina.
Em excesso o ferro pode peroxidar lipídeos, protéinas,DNA e outros componentes celulares, para evitar efeito lesivo o ferro é associado a apoferritina(protéina)formando a ferritina.Quando há excesso de ferritina forma-se a hemossiderina.Há duas formas de armazenagem de ferro:hemossiderina e ferritina.
*Microscopia:Grânulos intracitoplásmaticos grosseiros, castanho escuro ou amarelo dourado, azul da prússia, azul escuro.É achado comum e se há lesão, o termo usado é Hemossiderose.
A deposição pode ser:
-localizada
-generalizada
-focal
-difusa

Pigmento Malárico


Também denominado hemozoína, é produzido pela degradação da Hb, pelos parasitas da malára(plasmodium sp)durante sua evolução no interior das hemácias.
Com a formação de merozoítos,rompem-se as hemácias e os parasitas são liberados, enquanto o pigmento, sob forma de grânulos castanho escuro, acumula-se nos macrófagos do´fígado, baço, medula óssea, linfonodos e outros locais.A quantidade de pigmento nos tecidos aumenta com a duração da infecção.

Hematoidina


Pigmento semelhante a Bb, é encontrado em focos hemorrágicos, após a degradação das hemácias extravasadas pelos macrófagos locais(ação hemocaterítica de macrofagos).
*microscopia- pequenos grânulos de cor vermelho-alaranjado ou pequenas placas rombóides dispostas radicalmente.
A hematoidina não tem repercussões para o organismo.

Pigmentos Biliares


O principal pigmento biliar é a bilirrubina(Bb), produto final do catabolismo da fração heme da hemoglobina e de outras hemoprotéinas.
A Bb não conjugada possui ação antioxidante, ou seja, a capacidade de se combinar com radicais livres formados durante o metabolismo celular oxidativo, e também tem ação moduladora sobre o sistema imune, inibindo a proliferação dos linfócitos induzida pela fito-hematoglutinina, a produção de IL-2 e a citotoxidade mediada por células dependentes ou independente de anticorpos.
O aumento acentuado dos níveis sanguíneos de Bb não conjugada, particularmente em recém-nascidos pode causar, lesão cerebral irreversível, morte, e nos casos de sobrevida, sequelas neurológicas permanentes.

PIGMENTAÇÕES


Denomina-se pigmentação ao processo de formação e/ou acúmulo anormal ou patológico de pigmentos em certos locais do organismo.Pigmentação patológica pode representar o resultado de alterações bioquimicas pronunciadas, sendo o acúmulo ou a redução de determinados pigmentos um dos aspectos mais marcantes em várias doenças.

sábado, 6 de março de 2010

ANTRACOSE...



Antracose é uma lesão pulmonar caracterizada por pigmentação com sais de carbono, observada em mineradores, populações de grandes centros urbanos ou de áreas poluídas, além de fumantes. Têm caráter inócuo, porém sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. As partículas de carvão permanecem no tecido pulmonar ou nos linfonodos por toda a vida, porém quando ocorrem intensamente, podem causar uma fibrose pulmona.

O QUE É ICTERÍCIA?


É um sinal clínico causado pela elevação dos níveis plasmáticos de Bb(bilirrubina) e pela sua deposição na pele, esclera e mucosas, e na maioria dos tecidos e órgãos, em especial no fígado e nos rins, nos quais produz coloração que vai do amarelo ao negro, passando por diversas tonalidades de verde.
As causas da elevação da Bb circulante e, portanto, da icterícia são muitas, pois as doenças que a provocam são variadas e de natureza bem diferente. O conhecimento do metabolismo dos pigmentos biliares ou de suas alterações possibilita classificar as icterícias segundo um critério patogenético. Assim, as icterícias podem ser classificadas por:

1)aumento da produção da Bb. Ex: nas anemias hemolíticas;
2)redução na captação e transporte da Bb pelos hepatócitos. Ex: em doenças genéticas;
3)diminuição na conjugação da Bb. Ex: em doenças genéticas;
4)redução na excreção celular da Bb. Ex: em doenças genéticas;
5)obstrução na eliminação canalicular intra e extra-hepática da Bb. Ex: por tumores e cálculos;
6)mais de um mecanismo. Ex: nas hepatites e na cirrose hepática.

Além disso, é também comum o aparecimento de icterícia no período neonatal imediato, de caráter benigno e transitório, conhecido como ictéricia fisiológica do recém-nascido, que resulta do aumento do catabolismo do heme e da menor capacidade de transporte e da conjugação e excreção da Bb.