terça-feira, 27 de abril de 2010
Reparo por tecido conjuntivo
Reparo dos tecidos
quinta-feira, 22 de abril de 2010
O que é gota?
A gota é uma doença metabólica que atinge uma (mais comum) ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite.
- A gota é provocada por um depósito de ácido úrico na região articular, o que forma cristais de ácido úrico, algo considerado muito doloroso (uma das piores dores, segundo alguns pacientes).
- A gota é uma doença que evolui por incidências, falamos então de crise de gota quando a dor se torna muito intensa.
- A gota atinge na maior parte dos casos, os homens a partir dos 50 anos (20 vezes mais do que as mulheres). Estima-se que 1% dos homens com mais de 40 anos sofrem da doença.
- Nota-se por fim, que é importante tratar bem a gota, através de medicamentos e/ou mudanças no estilo de vida, pois complicações renais como deformações articulares podem ocorrer se a doença não for bem tratada.
sábado, 17 de abril de 2010
Efeitos toxicos da bilirrubina
-Inibe enzimas mitocondriais e a síntese protéica;
-Interfere na síntese de DNA;
-Inibe captação de tirosina;
-Inibe função de receptor de canal iônico;
-Interfere nos sinais neuroexcitatórios;
-Impede a condição nervosa;
-Aumenta níveis de lactato;
-Diminui níveis de glicose celular;
-Impede metabolismo da glicose cerebral;
Inflamação Crônica
ÚLCERAS
Uma úlcera é um defeito local, ou escavação, da superfície de um orgão ou tecido que é produzida pelo desprendimento (esfacelamento) de tecido inflamatório necrótico.A ulceração pode ocorrer quando existe uma área inflamatória necrótica na ou próximo á superfície.É encontrada mais comumente na necrose inflamatória da mucosa da boca, estômago, intestinos ou trato genitourinário e inflamação subcutânea dos membros inferiores e pessoas idosas com distúrbios circulatórios que predispõem a necrose extensa.As ulcerações são mais bem exemplificadas pela úlcera peptica do estômago u duodeno.Durante o estágo agudo, há infitração polimorfonuclear intensa e dilatação vascular nas margens do defeito.Com a cronicidade, as margens e a base da úlcera desenvolvem proliferação fibroblástica, cicatrização, e acúmulo de linfócitos, macrófagos e plasmócitos.
Diapedese
Mecanismo de apoptose
FUNGO GAY RESISTE A ANTIBIÓTICOS
fonte: Revista "isto é" de 26 de agosto de 2009.
Inflamação supurativa ou purulenta
Reparação
quinta-feira, 8 de abril de 2010
TUBERCULOSE PULMONAR
O que é?
É uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch.
Como se adquire?
Geralmente, pega-se a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que não tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão. Em poucas semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença. É o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfecção). Depois disso, esta bactéria pode se espalhar e se alojar em vários locais do corpo.
Se o sistema de defesa do organismo estiver com uma boa vigilância, na maioria dos casos, a bactéria não causará doença, ficará sem atividade (período latente). Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, a bactéria que estava no período latente poderá entrar em atividade e vir a causar doença. Mas, também há a possibilidade da pessoa adquirir a doença no primeiro contato com o germe.
Quais são os sinais e sintomas?
tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro | |
pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro | |
febre | |
suor excessivo à noite | |
perda de peso | |
perda do apetite | |
fraqueza |
ÚLCERA POR PRESSÃO
O que é?
A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.
Como se desenvolve?
A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.
Quais as causas e fatores de risco?
São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.
OSTEOPOROSE
Osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa caracterizada por uma fragilidade nos ossos.
10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino. 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil. 200.000 pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas. (Revista Veja - 30 de janeiro de 2008)
Na menopausa a ausência do hormônio feminino faz com que os ossos percam cálcio e fiquem porosos como uma esponja.
Esta fraqueza dos ossos expõe a mulher a riscos maiores de fraturas tanto por quedas como espontâneas.
Os locais mais comuns são a coluna, o colo do fêmur, e o pulso.
Destas fraturas a mais perigosa é a do colo do fêmur. É também por causa da osteoporose que as mulheres perdem altura com a idade.