quinta-feira, 8 de abril de 2010

ÚLCERA POR PRESSÃO


O que é?

A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.

Como se desenvolve?

A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.

Quais as causas e fatores de risco?

São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.

Um comentário:

  1. boa noite , achei interessante a materia. a mais ou menos tres anos, obtive um acidente de transito, onde fui arremessado a uns 25 metros de uma moto e cai sentado no meio da rua, com isso obtive uma lesao muito seria nas nadegas com lesao no cocix, apos um longo tratamento as dores nao foram eliminadas e ate hoje sinto sintomas e dores, pois presiso sentar, dirigir e fazer exercicios fisicos, friccionando no local da dor, gostaria de saber que especialista medico devo procurar nesse caso e o que devo fazer para efetivamente me curar de uma vez desse problema.....ficarei muito grato se puder receber uma resposta satisfatoria,..grato ..

    ResponderExcluir