terça-feira, 27 de abril de 2010

Reparo por tecido conjuntivo


A destruição tecidual, com lesão das células parenquimatosas e do arcabouço de estroma, ocorre na inflamação necrotizante e constitui uma característica fundamental da inflamação crônica.
O reparo não pode ser efetuado exclusivamente através de regeneração das células parenquimatosas, mesmo naqueles órgãos cujas células têm capacidade de regeneração.
Ocorrem tentativas de reparo da lesão tecidual através da substituição das células parenquimatosas não-regeneradas por tecido conjuntivo, o qual, com o decorrer do tempo, produz fibrose e formação de cicatriz.

Reparo dos tecidos


Envolve dois processos distintos: Regeneração e Fibroplasia ou Fibrose.
*Regeneração: Substituição das células lesadas por células do mesmo tipo.
*Fibroplasia ou Fibrose: Substituição das células lesadas por tecido conjuntivo.
Ambos os processos contribuem para o reparo.Tanto a regeneração quanto a fibroplasia são determinadas por mecânismos essencialmente similares, envolvendo a migração, proliferação e diferenciação celular, bem como interações entre célula e matriz extracelular (MEC).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que é gota?


A gota é uma doença metabólica que atinge uma (mais comum) ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite.

- A gota é provocada por um depósito de ácido úrico na região articular, o que forma cristais de ácido úrico, algo considerado muito doloroso (uma das piores dores, segundo alguns pacientes).

- A gota é uma doença que evolui por incidências, falamos então de crise de gota quando a dor se torna muito intensa.

- A gota atinge na maior parte dos casos, os homens a partir dos 50 anos (20 vezes mais do que as mulheres). Estima-se que 1% dos homens com mais de 40 anos sofrem da doença.

- Nota-se por fim, que é importante tratar bem a gota, através de medicamentos e/ou mudanças no estilo de vida, pois complicações renais como deformações articulares podem ocorrer se a doença não for bem tratada.

sábado, 17 de abril de 2010

Efeitos toxicos da bilirrubina


-Inibe enzimas mitocondriais e a síntese protéica;
-Interfere na síntese de DNA;
-Inibe captação de tirosina;
-Inibe função de receptor de canal iônico;
-Interfere nos sinais neuroexcitatórios;
-Impede a condição nervosa;
-Aumenta níveis de lactato;
-Diminui níveis de glicose celular;
-Impede metabolismo da glicose cerebral;

Inflamação Crônica


A inflamação crônica é considerada aquela de duração prolongada (semanas a meses) na qual a inflamação ativa, destruição tecidual e tentativas de reparação estão ocorrendo simultaneamente.A inflamação crônica com frequência começa de maneira insidiosa, como uma resposta de baixo grau, latente e muitas vezes assintomática, tipo de inflamação crônica inclui algumas doenças humanas mais comuns e incapacitantes como a artrite reumatóide, aterosclerose, tuberculose e doenças pulomonares crônicas.A inflamação crônica origina-se nos seguintes contextos:
- Infecções persistentes por certos microrganismos, como os bacilos da tuberculose, Treponema pallidum(microrganismo causal da sífilis) e certos fungos.
-Exposição prolongada a agentes potencialmente tôxicos, exógenos ou endógenos.
-Auto imunidade.

ÚLCERAS


Uma úlcera é um defeito local, ou escavação, da superfície de um orgão ou tecido que é produzida pelo desprendimento (esfacelamento) de tecido inflamatório necrótico.A ulceração pode ocorrer quando existe uma área inflamatória necrótica na ou próximo á superfície.É encontrada mais comumente na necrose inflamatória da mucosa da boca, estômago, intestinos ou trato genitourinário e inflamação subcutânea dos membros inferiores e pessoas idosas com distúrbios circulatórios que predispõem a necrose extensa.As ulcerações são mais bem exemplificadas pela úlcera peptica do estômago u duodeno.Durante o estágo agudo, há infitração polimorfonuclear intensa e dilatação vascular nas margens do defeito.Com a cronicidade, as margens e a base da úlcera desenvolvem proliferação fibroblástica, cicatrização, e acúmulo de linfócitos, macrófagos e plasmócitos.

Diapedese


Processo pelo qual células do tecido sanguíneo saem da luz do vaso e vão para os tecidos.
fases:
Marginação: quando leucócito sai do centro e vai para margem, onde tem expressão de receptores.
Transmigração: passagem do leucócito para fora , onde vai para o interstício fagocitar a bactéria.
Haptotaxia: procuram onde tem mais pontos para se ligar.
Neutrófilia: aumento de leucócitos pode ser também por causa do trauma, necrose, inflamação, choro, pânico, exercício, pela mobilização dos neutrófilos já existentes.

Mecanismo de apoptose


Envolve mitocôndrias, caspases que protegem a fragmentação do citoesqueleto das membranas e do núcleo.
Eferocitose é quando uma célula vizinha engloba um fragmento da célula apoptótica.
Zeiose é fragmentação de corpos apoptóticos.
Caspases são enzimas inativas dentro da célula e são ativadas pelas mitocôndrias.

FUNGO GAY RESISTE A ANTIBIÓTICOS


O fungo Candida albicans é um velho conhecido da biologia e da medicina.Ele faz-se presente em nosso sistema digestivo e durante muito tempo achou-se que a sua reprodução se desse de forma assexuada.
Estudo divulgado na revista "Nature" revela agora que esse fungo se reproduz de forma sexuada e, digamos assim, é gay: sua proliferação se dá quando ele estabelece contato com células de outro fungo que tenham o mesmo sexo.O fato mais relevante, no entanto, não é a homossexualidade desses micróbios.
É, isso sim, o modo como trocam material genético: ele está ligado à virulência das doenças que causam ao homem.
Ou seja: A reproduçaõ homossexual aumenta a capacidade de sobrevivência e resistência desse fungo aos antibióticos.

fonte: Revista "isto é" de 26 de agosto de 2009.

Inflamação supurativa ou purulenta


Quando há produção de grande quantidade de pús(exsudato purulento constituído de neutrófios, restos celulares necróticos, restos de microorganismos e fluidos).
Ex: apendicite aguda

Reparação


Reposição do tecido destruido observado após a extinção dos agentes flogísticos.O processo de reparação só cnsegue se estabilizar e atingir o seu mais alto grau quando da eliminação do agente inflamatório.O tecido inflamado e que foi destruido vem sendo reposto durante a inflamação, ou seja, fase produtivo-reparativa.Há reparação completa quando houver restituição da morfostase e homeostase tecidual, iniciado já na fase irritativa da inflamação.
A reparação pode acontecer sob dois tipos, dependendo do estado de destruição do tecido e dos graus de transformação sofrido durante a flogose, são eles:
*Regeneração = reposição dos tecidos idêntico ao perdido;
*Cicatrização = substituição do tecido perdido por tecido conjuntivo fibroso.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

TUBERCULOSE PULMONAR


O que é?

É uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch.

Como se adquire?

Geralmente, pega-se a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que não tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão. Em poucas semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença. É o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfecção). Depois disso, esta bactéria pode se espalhar e se alojar em vários locais do corpo.

Se o sistema de defesa do organismo estiver com uma boa vigilância, na maioria dos casos, a bactéria não causará doença, ficará sem atividade (período latente). Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, a bactéria que estava no período latente poderá entrar em atividade e vir a causar doença. Mas, também há a possibilidade da pessoa adquirir a doença no primeiro contato com o germe.

Quais são os sinais e sintomas?

tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro
pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro
febre
suor excessivo à noite
perda de peso
perda do apetite
fraqueza

ÚLCERA POR PRESSÃO


O que é?

A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.

Como se desenvolve?

A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.

Quais as causas e fatores de risco?

São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.

OSTEOPOROSE


Osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa caracterizada por uma fragilidade nos ossos.

10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino. 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil. 200.000 pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas. (Revista Veja - 30 de janeiro de 2008)


Na menopausa a ausência do hormônio feminino faz com que os ossos percam cálcio e fiquem porosos como uma esponja.

Esta fraqueza dos ossos expõe a mulher a riscos maiores de fraturas tanto por quedas como espontâneas.

Os locais mais comuns são a coluna, o colo do fêmur, e o pulso.

Destas fraturas a mais perigosa é a do colo do fêmur. É também por causa da osteoporose que as mulheres perdem altura com a idade.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que é asma?


A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar.
A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios.Quando expostos a este estímulo, as vias aéreas ficam edemaciadas, estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos.
Antigamente a asma era chamada de bronquite, o nome asma estava vinculado aos casos mais graves, o nome correto é simplesmente asma.
A bronquite também é uma inflamação, só que dos brônquios e diferente da asma pode ter sua causa bem definida, por exemplo, uma infecção por bactérias ou vírus.Também difere da asma por apresentar um tempo de início definido e poder ser totalmente tratada.

Inflamação granulomatosa


É um padrão distinto de reação inflamatória crônica, caracterizada pelo acúmulo focal de macrófagos ativados, que geralmente desenvolvem uma aparência epitelióide (semelhante ao epitélio).
Ocorre em algumas condições imunomediadas em doenças infecciosas e em doenças não infeccosas.A tuberculose, sífilis, hanseníase e a doença da arranhadura do gato são algumas condições em que esse tipo de inflamação se desenvolve.Um granuloma consiste em um agrupado de macrófagos epitelióides cercados por um colar de leucócitos mononucleares, especialmente linfócitos , e ocasionalmente plasmócitos.Os granulomas podem ser de dois tipos, o granuloma de corpo estranho (células gigantes de corpo estranho), ou granuloma imune.

Inflamação Crônica


Acontece dentro de semanas ou meses e, é caracterizada por inflamação ativa, infiltrado de células mononucleadas com destruição tecidual e tentativa de reparar os danos (cicatrização).
Pode ser a continuação de uma reação aguda, mas muitas vezes, acontece de maneira insidiosa, como uma reação pouco intensa e, frequentemente assintomática.
Os macrófagos ativados secretam vários mediadores da inflamação, os quais se naõ controlados, podem levar a uma destruição tecidual e fibrose características desse tipo de inflamação.
As causas da inflamação crônica são infecções persistentes, exposição prolongada a agentes potencialmente tôxicos, endógenos ou exógenos, auto imunidade dentre outras.

Lupus Induzido por Drogas


O lupus eritematoso induzido por drogas ocorre como consequência do uso de certas drogas ou medicamentos.
Os sintomas são muito parecidos com o lupus sistêmico, inclusive os medicamentos para tratar lupus podem levar a um estado de lupus induzido.Por isso é preciso ter certeza absoluto de diagnóstico antes de tomar remédios perigosos como, cortisona, antimaláricos, como reuquinol, antiinflamatórios em geral.

Lupus Sistêmico


Costuma ser mais grave que o lupus discóide e, como o nome diz (sistêmico=geral), pode afetar quase todos os orgãos e sistemas.Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele e nas juntas, em outras podem predominar as juntas, rins, coração, pulmões, sangue em outras ainda, outros orgãos e tecidos.

LUPUS DISCÓIDE


É sempre limitado à pele.É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo.Aproximadamente 10% das pessoas com lupus discóide pode evoluir para lupus sistêmico, o qual pode afetar quase todos os orgãos ou sistemas do corpo.

Lupus Eritematoso sistêmico (LES)


É uma doença auto-imune do tecido conjuntivo que pode afetar qualquer parte do corpo.O sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual.
O LES lesa mais frequentemente o coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins, e sistema nervoso.É mais frequente em mulheres, especialmente entre as idades de 15 a 50 anos, sendo mais comum nas pessoas que não tem ascendência européia.Existem três tipos de lupus: lupus discóide, lupus sistêmico e lupus induzido por drogas...

ARTRITE REUMATÓIDE


Doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações, e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos.Acomete mais indivíduos do sexo feminino (3a 5 vezes mais, do que os do sexo masculino), seu pico de incidência é entre 35 e 55 anos.
Sua etiologia é ainda desconhecida, mas a hipótese de ter relação com fatores auto-imune é quase um consenso.
As células imunológicas entram nos tecidos, e no líquido sinovial havendo um intenso processo inflamatório, produzindo mais substâncias como enzimas, citocinas e anticorpos.Várias articulações são acometidas como: punhos, mãos, cotovelos, ombros e pescoço, podendo levar a deformidades e limitações de movimentos permanentes.