quinta-feira, 6 de maio de 2010
INFARTO
Hiperemia ou Congestão
TROMBOSE
CURIOSIDADES...Embolia em vegetais
EMBOLIA
A causa mais comum de morte em pacientes hospitalizados é o tromboembolismo pulmonar.A maioria dos casos é provocado por êmbolos que surgem de trombose de veias profundas das pernas e o dignóstico é díficil porque dão sintomas que não são caracteristicos e a maioria dos casos é de resolução espontânea.As consequências clínicas do embolismo pulmonar dependem da extensão do bloqueio vascular pulmonar e do tempo de evolução.
*Embolia aérea geralmente resulta da entrada de ar acidental no sistema venoso durante uma injeção endovenosa ou transfusão.Bolhas de ar (nitrogênio) podem se formar também na corrente sanguínea durante o mergulho a grandes profundidades.
*Embolia por líquido amniótico ocorre em 1:70.000 nascimentos, este penetra nas veias durante partos complicados provocando coagulação intravascular disseminada.
PRIAPISMO... , Você sabe o que é?
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Tipos mais comuns de choque
CHOQUE
EDEMA
Eventos Moleculares e Crescimento Celular
terça-feira, 27 de abril de 2010
Reparo por tecido conjuntivo
Reparo dos tecidos
quinta-feira, 22 de abril de 2010
O que é gota?
A gota é uma doença metabólica que atinge uma (mais comum) ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite.
- A gota é provocada por um depósito de ácido úrico na região articular, o que forma cristais de ácido úrico, algo considerado muito doloroso (uma das piores dores, segundo alguns pacientes).
- A gota é uma doença que evolui por incidências, falamos então de crise de gota quando a dor se torna muito intensa.
- A gota atinge na maior parte dos casos, os homens a partir dos 50 anos (20 vezes mais do que as mulheres). Estima-se que 1% dos homens com mais de 40 anos sofrem da doença.
- Nota-se por fim, que é importante tratar bem a gota, através de medicamentos e/ou mudanças no estilo de vida, pois complicações renais como deformações articulares podem ocorrer se a doença não for bem tratada.
sábado, 17 de abril de 2010
Efeitos toxicos da bilirrubina
-Inibe enzimas mitocondriais e a síntese protéica;
-Interfere na síntese de DNA;
-Inibe captação de tirosina;
-Inibe função de receptor de canal iônico;
-Interfere nos sinais neuroexcitatórios;
-Impede a condição nervosa;
-Aumenta níveis de lactato;
-Diminui níveis de glicose celular;
-Impede metabolismo da glicose cerebral;
Inflamação Crônica
ÚLCERAS
Uma úlcera é um defeito local, ou escavação, da superfície de um orgão ou tecido que é produzida pelo desprendimento (esfacelamento) de tecido inflamatório necrótico.A ulceração pode ocorrer quando existe uma área inflamatória necrótica na ou próximo á superfície.É encontrada mais comumente na necrose inflamatória da mucosa da boca, estômago, intestinos ou trato genitourinário e inflamação subcutânea dos membros inferiores e pessoas idosas com distúrbios circulatórios que predispõem a necrose extensa.As ulcerações são mais bem exemplificadas pela úlcera peptica do estômago u duodeno.Durante o estágo agudo, há infitração polimorfonuclear intensa e dilatação vascular nas margens do defeito.Com a cronicidade, as margens e a base da úlcera desenvolvem proliferação fibroblástica, cicatrização, e acúmulo de linfócitos, macrófagos e plasmócitos.
Diapedese
Mecanismo de apoptose
FUNGO GAY RESISTE A ANTIBIÓTICOS
fonte: Revista "isto é" de 26 de agosto de 2009.
Inflamação supurativa ou purulenta
Reparação
quinta-feira, 8 de abril de 2010
TUBERCULOSE PULMONAR
O que é?
É uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch.
Como se adquire?
Geralmente, pega-se a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que não tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão. Em poucas semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença. É o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfecção). Depois disso, esta bactéria pode se espalhar e se alojar em vários locais do corpo.
Se o sistema de defesa do organismo estiver com uma boa vigilância, na maioria dos casos, a bactéria não causará doença, ficará sem atividade (período latente). Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, a bactéria que estava no período latente poderá entrar em atividade e vir a causar doença. Mas, também há a possibilidade da pessoa adquirir a doença no primeiro contato com o germe.
Quais são os sinais e sintomas?
tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro | |
pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro | |
febre | |
suor excessivo à noite | |
perda de peso | |
perda do apetite | |
fraqueza |
ÚLCERA POR PRESSÃO
O que é?
A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.
Como se desenvolve?
A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.
Quais as causas e fatores de risco?
São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.
OSTEOPOROSE
Osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa caracterizada por uma fragilidade nos ossos.
10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino. 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil. 200.000 pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas. (Revista Veja - 30 de janeiro de 2008)
Na menopausa a ausência do hormônio feminino faz com que os ossos percam cálcio e fiquem porosos como uma esponja.
Esta fraqueza dos ossos expõe a mulher a riscos maiores de fraturas tanto por quedas como espontâneas.
Os locais mais comuns são a coluna, o colo do fêmur, e o pulso.
Destas fraturas a mais perigosa é a do colo do fêmur. É também por causa da osteoporose que as mulheres perdem altura com a idade.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
O que é asma?
Inflamação granulomatosa
Inflamação Crônica
Lupus Induzido por Drogas
Lupus Sistêmico
LUPUS DISCÓIDE
Lupus Eritematoso sistêmico (LES)
ARTRITE REUMATÓIDE
terça-feira, 30 de março de 2010
ABSCESSO
O ABSCESSO É UM PROCESSO INFLAMATÓRIO AGUDO COM ACUMULAÇÃO DE PUS EM ALGUMA PARTE DO CORPO, SENDO INTERNO OU EXTERNAMENTE.
OS SINTOMAS MAIS COMUNS: FEBRE, IRRITAÇÃO, INFLAMAÇÃO E DOR.
AS CAUSAS MAIS COMUNS: INFECÇÕES PRODUZIDAS POR BACTÉRIAS, POR VÍRUS E POR FUNGOS, QUE SE INTRODUZEM NO ORGANISMO ATRAVÉZ DE UMA FERIDA OU POR MEIO DE CONTÁGIO DIRETO.
OS ABSCESSOS PODEM SE FORMAR EM QUALQUER PARTE DO CORPO, NA PELE, NO CÉREBRO, NAS GENGIVAS, NOS RINS E DENTRE OUTROS.
Calcificação Metastásica
INFLAMAÇÃO
CRISÍASE(Deposição de sais de ouro)
VITILIGO
Hemossiderina
Pigmento Malárico
Também denominado hemozoína, é produzido pela degradação da Hb, pelos parasitas da malára(plasmodium sp)durante sua evolução no interior das hemácias.
Com a formação de merozoítos,rompem-se as hemácias e os parasitas são liberados, enquanto o pigmento, sob forma de grânulos castanho escuro, acumula-se nos macrófagos do´fígado, baço, medula óssea, linfonodos e outros locais.A quantidade de pigmento nos tecidos aumenta com a duração da infecção.
Hematoidina
Pigmentos Biliares
PIGMENTAÇÕES
sábado, 6 de março de 2010
ANTRACOSE...
Antracose é uma lesão pulmonar caracterizada por pigmentação com sais de carbono, observada em mineradores, populações de grandes centros urbanos ou de áreas poluídas, além de fumantes. Têm caráter inócuo, porém sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. As partículas de carvão permanecem no tecido pulmonar ou nos linfonodos por toda a vida, porém quando ocorrem intensamente, podem causar uma fibrose pulmona.
O QUE É ICTERÍCIA?
É um sinal clínico causado pela elevação dos níveis plasmáticos de Bb(bilirrubina) e pela sua deposição na pele, esclera e mucosas, e na maioria dos tecidos e órgãos, em especial no fígado e nos rins, nos quais produz coloração que vai do amarelo ao negro, passando por diversas tonalidades de verde.
As causas da elevação da Bb circulante e, portanto, da icterícia são muitas, pois as doenças que a provocam são variadas e de natureza bem diferente. O conhecimento do metabolismo dos pigmentos biliares ou de suas alterações possibilita classificar as icterícias segundo um critério patogenético. Assim, as icterícias podem ser classificadas por:
1)aumento da produção da Bb. Ex: nas anemias hemolíticas;
2)redução na captação e transporte da Bb pelos hepatócitos. Ex: em doenças genéticas;
3)diminuição na conjugação da Bb. Ex: em doenças genéticas;
4)redução na excreção celular da Bb. Ex: em doenças genéticas;
5)obstrução na eliminação canalicular intra e extra-hepática da Bb. Ex: por tumores e cálculos;
6)mais de um mecanismo. Ex: nas hepatites e na cirrose hepática.
Além disso, é também comum o aparecimento de icterícia no período neonatal imediato, de caráter benigno e transitório, conhecido como ictéricia fisiológica do recém-nascido, que resulta do aumento do catabolismo do heme e da menor capacidade de transporte e da conjugação e excreção da Bb.